O desqualificador (7)


Se em algum momento de nossa vida almejamos ser pessoas influentes, devemos começar por reconhecer que só poderemos alcançar a meta se formos capazes de ter valor, autoestima,energia,força,talento, motivação,respeito e amor pelos outros. Caso contrário, respeito e amor pelos outros. Caso contrário, como diz Erich Fromm:"Quando o ser humano se transforma em 'coisa' , adoece, sabendo ou não."
              O valor que possamos dar ao outro nos dará a força e o empurrão de que todos, em determinados momentos, precisamos para crescer e nos converter na melhor criação de nós mesmos. A partir daí, estando em paz, poderemos afastar do nosso convívio aquela pessoa que tenha como meta desvalorizar e desqualificar a nossa vida.
Como fazer isso? Como controlar o desqualificador?
               Podemos confrontar o desqualificador, porém isso não dará bons resultados: ele sempre se desviará do assunto para sair ileso da situação e fazer com que você fique com toda culpa e a responsabilidade por isso. Em casos como: "De onde você tirou essa idéia de que estou usando você? Sou seu amigo e nunca o usaria."
Com uma voz doce e chorona fará com que você pense: "Ele tem razão, que bobagem, como pude pensar isso dele." E dessa formar você se encherá de angústia e remorso. Como pôde pensar mal dele? Assim, o desqualificador ganha um controle maior não só sobre sua mente , mas sobre a situação em geral.
             Outro método não muito aconselhável para aconselhável para controlar o desqualificador é simplesmente agir com ele: se for desqualificado, desqualifique e assim sucessivamente. No entanto, essa solução não é muito boa, já que, se escolhê-la, você estará se somando ao jogo dele, correndo o risco de sair ferido novamente.
            O desqualificador tem milhões de métodos que tirará da cartola para cada situação na qual você decida enfrentá-lo, e, se não tiver nada em mente, improvisará como todo bom ator.
            Só se conseguirmos controlar nossas emoções, se aplicarmos o domínio próprio à nossa vida e contarmos "1,2 e 3" antes de começar a falar, saberemos o que não fazer perante essa classe de manipuladores emocionais e seremos capazes de ganhar a batalha.

Chaves para tratar um desqualificador:

  • NÃO O CONTRADIGA: essa é uma batalha que você nunca vai ganhar se contradisser abertamente; se alguém insistir nessa estratégia, ele vai ficar mais ousado, já que detesta ser confrontado. É vingativo, e, se você o humilhar, seu nome estará escrito na sua memória para sempre.
  • NÃO O CONFRONTE EM PÚBLICO: certamente, essa é uma humilhação que ele não deixará passar impune. Como você teve a coragem de ofender ou desautorizar a palavra do todo-poderoso?
  • APROXIME-SE DO DESQUALIFICADOR: não seja seu amigo, simplesmente aproxime-se, para que ele não possa machucá-lo. Seja sutil: pequenos gestos e condutas coseguem grandes mudanças; talvez pareça meio louco, porém é uma boa forma de começar.
  • OLHE PARA ELE E SORRIA: esse é um método mais do que simples para tomar controle da situação. Suponha que o desqualificador está em um grupo de cinco ou seis pessoas e a primeira coisa que faz é começar a discutir com você com o único objetivo de demonstrar quem tem o poder. Nesse caso, o que você deve fazer é olhá-lo com "cara de paisagem", sorrir e dar a entender que o ouviu, para assim reverter o mais rápido possível a situação. Sei que é difícil , mas é possível.
  •  
A conclusão final é "não caia no jogo dele", não ceda a seus golpes baixos.
        Comece priorizando sua vida, cuide de suas emoções, desfaça-se de toda a gente tóxica que por anos esteve perto de você e siga seu caminho. Se quando era criança você foi desvalorizado, manipulado, ofendido, perdoe todos eles, seja livre de todos os que o ofenderam. Aprenda a ser independente, a ser o construtor de seu próprio destino.
       O passado é só isto: passado. Na sua frente, estão os melhores anos por viver. Se for capaz de deixar o passado para trás, de se superar sua autoestima, de dar valor à sua vida e aos seus sonhos, poderá se sentar à mesa e comer a sobremesa tranquilamente.



















Fonte: Bernardo Stamateas       


Comentários

  1. lendo esse artigo penso o seguinte, que ao ver um desqualificador precisamos afastar e caso não dê apenas sorrir, como foi escrito, pq isso sempre termina deixando essa pessoa frustrada.

    Grande abraço

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ela tem Borogodó

Quando uma Mulher não se entrega facilmente e não se mostra dócil ou submissa, conquistá-la é mais estimulante.

Aja como se fosse um prêmio e ele acreditará