O desqualificador (3)

3. Poder e controle

 A mentalidade e poder da pessoa desqualificadora é avassaladora e precisa. Sabe com exatidão qual é o dado que vai disparar verbalmente, já que seu fim é destruir sua autoestima.
         É detalhista: observará com perfeição cada uma de suas ações para poder assim determinar em que a vítima não se dá conta do lugar que está cedendo a essa pessoa e de tão destrutiva sua manipulação pode ser.
          O desqualificador se encarregará de fazer cumprir suas exigências ou, caso contrário, fará a sua vida impossível. Seja como for, essa pessoa vai querer que você pense, sinta e aja só como ela quiser.
           Outro traço chamativo desse tipo de pessoa é que ela pretende "ser perfeita". O desqualificador jamais poderá admitir um erro,e, evidentemente, não sentirá culpa por nada; por outro lado, nada do que acontece atrai sua atenção, com exceção daquilo relacionado ao que quer alcançar. Na medida em que sua vítima dá espaço, ele vai ganhando território. Depois de alguns meses ou anos, seu humor será mais irritável e suas respostas mais lacerantes, até se converter em um ser sumamente difícil para convivência.
             Controle, poder e mais controle e poder; é isso que almejam essas pessoas; controle sobre suas emoções e suas ações. Sua agressão aumentará na media em que tomam consciência de que aqueles que estiverem ao seu redor , quando puderem, se distanciarão de sua vida, perdendo assim tudo que alguma vez se esforçaram para alcançar.
              Claro que em determinado momento essa agressão se voltará contra eles, convertendo-se em uma depressão cheia de culpas, que se transformará em uma doença psicossomática.
















Fonte: Bernardo Stamatea

Comentários

  1. Aguardando a continuação da história. Fica mais interessante por saber que foi real. Coragem.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ela tem Borogodó

Quando uma Mulher não se entrega facilmente e não se mostra dócil ou submissa, conquistá-la é mais estimulante.

Aja como se fosse um prêmio e ele acreditará