O desqualificador (2)

2. Como reconhecer um desqualificador e evitar sair machucado(a).

Conhecer e identificar o desqualificador nos permitirá neutralizar seus ataques, defender-nos e resguardar-nos de forma inteligente, restringindo e limitando seu avanço e suas intenções.
        
       Comecemos a vizualizar as táticas e estratégias do desqualificador:
  • Esconder-se atrás de diferentes máscaras: faz o papel de amigo, de colega e, por que não, até de um irmão.
  • Finge estar interessado no que você fez, porém, na sua mente, pensa em tirar vantagem daquilo em que você está trabalhando.
  • É irônico e sarcástico: mediante indiretas e insinuações fará com que você que seu trabalho não está muito bom, influenciando negativamente a motivação e a energia que locou no seu projeto.
  •  Viverá usando uma lupa para ver com detalhe seus defeitos, e depois utilizá-los em seu favor e poder desvalorizá-lo no momento indicado, convertendo-o em sua presa e em sua vítima.
  • Tentará, por todos os meios, reduzir sua autoestima e seu valor a zero para que sua figura e seu poder aumentem. Apenas quando você diminui, ele pode crescer.
  •  Viverá usando uma lupa para ver com detalhe seus defeitos, e depois utilizá-los em seu favor e poder desvalorizá-lo no momento indicado, convertendo-o em sua presa e em sua vítima.
  • Escutará atentamente as reclamações e queixas que você fizer sobre si mesmo, para que no momento adequado e certo, possa mostrá-los e, assim, deteriorar sua autoestima e seu poder.
  • Agigantará seus erros e seus fracassos, além de reduzir ao máximo o valor de suas conquistas e de seu sucesso.
  • Por momentos tentará ser um amigo, um anjo mascarado e escondido, que na hora  exata será capaz de dar a estocada final. Se, por alguma circunstância, precisar se enfrentar ou concorrer com ele  em um projeto do trabalho, por exemplo, esse "anjo", que se dizia "seu irmão", avançará com toda a artilharia para desvalorizar suas conquistas e fazê-lo ficar como uma pobre pessoa que não consegue nada do que se propõe na vida.
  • Viverá escondido atrás de uma máscara para assim jogar melhor seu jogo, ocultando seu mau humor, sua irritabilidade e a sua falta de domínio próprio em não poder se presentar e se relacionar tal como é. Sua própria vulnerabilidade consegue assustá-lo.
  • Seu objetivo é ter "poder e controle" sobre tudo o que acontece e sobre aqueles que estejam ao seu alcance.
  • Só ele tem razão e conhece com perfeição todos as situações que podem acontecer.

         Conhece alguém assim?
          Com certeza em centenas de oportunidades você teve de conviver com muitos deles, e, hoje, enquanto está lendo, vê mentalmente o retrato daquele que o assediou e tentou amargurá-la e fazer da sua vida uma dificuldade. Eles sentem que, quanto maior for o controle que têm, maior será sua satisfação, ainda que esse controle seja passageiro.
          Ainda que pareça difícil de acreditar, todos nós, alguma vez, fomos vítimas de um desqualificador; inclusive aqueles que agora machucaram sua autoestima e sua vontade de crescer. Todos nós já recebemos respostas e contestações letais que nos deixaram espantados; no entanto, é importante destacar que "todos nós" temos a oportunidade de mudar, de pedir desculpas se desqualificam alguém e de reverter as atitudes e ações que empregamos diariamente se elas forem nocivas para nós ou para terceiros.













Fonte: Bernardo Stamateas

Comentários

  1. Conhecemos pessoas assim o tempo todo seja em quaisquer situações, o famoso bota defeito. Coloca defeito naquilo que fez, nas decisões tomadas ou ainda naquilo que iremos fazer. Figuras como falsos amigos, chefes intolerantes não são raros.A melhor coisa a se fazer é deixar entrar por um ouvido e sair pelo o outro ou pelo contrário a pessoa termina caindo um rede de intigras e pessimismo

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ela tem Borogodó

Quando uma Mulher não se entrega facilmente e não se mostra dócil ou submissa, conquistá-la é mais estimulante.

Aja como se fosse um prêmio e ele acreditará