O desqualificador (1)

1. Bagagem emprestada

Muitas pessoas desperdiçam diariamente minutos e horas de seu tempo tentando desqualificar todos que estão a seu redor. Parece que gostam de menosprezar e rebaixar os outros, seja qual for a terefa que estejam realizando ou vínculo que tenham com as vítimas.
        Se alguma vez você padeceu com esse tipo de ataque verbal, é possível que tenha questionado a origem dessas agressões, que já tenha se perguntado quais foram as causas que as motivaram e, seguramente, não tenha encontrado uma resposta.
         Podemos propor diferentes teorias e suposições, sem chegarmos a nenhuma conclusão. O que podemos perceber é que o desqualificador tem como objetivo controlar nossa autoestima, fazer com que nos sintamos "um nada" perante os outros, para que, dessa forma, ele possa brilhar e ser o centro do universo.
         Se você fizer alguma coisa, o desqualificador o criticará por agir e, se não fizer nada ele o julgará por não fazer nada. Sua especialidade são mensagens duplas e ambivalentes. Os desqualificadores hoje o endeusam e instante. Fazem jogos cruéis que pretendem desestabilizar suas emoções e roubar seus sonhos.
        A idéia deles é que você viva desconfiada, sinta-se insegura e seja dependente emocionalmente deles.
        Invalidar, desqualificar e manipular são os objetivos, as metas do desqualificador. Ele procura ter controle e poder sobre suas emoções, sua alma e sua razão, para depois destruir a sua autoestima afim de que você passe a depender de gente tóxica!
       No entanto, nem todas são más notícias. Podemos recuperar o controle de nossas emoções, de nossa autoestima e sermos livres de desqualificadores. Podemos nos desintoxicar!
       Precisamos aprender a reconhecê-los e a agir da forma mais produtiva e eficaz para que ninguém saia ferido nem prejudicado.

















Fonte: Bernardo Stamateas

Comentários

  1. As vezes precisamos ser mais espertos do o desqualificados, para daí ele cair na real e não nos humilhar e nem julgar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Um homem sabe que tipo de mulher vai ceder aos seus pedidos de última hora (2ª Parte)

Superação. Como sobrevivi as consequências das minhas escolhas! (Wanderson 2003/2004) Parte 1