O Agressor verbal (1)

1. Acordando o monstro que todos levamos dentro de nós.

Os agressores são pessoas difíceis, complicadas, seres que minuto a minuto criam obstáculos à nossa existência. Parece que sentem prazer em dificultar a convivência e o nosso trabalho.
           Suas respostas afiadas e agudas nos surpreendem, nos deixam mudos, "sem palavras". Estabelecer uma comunicação com esse tipo de gente nos obrigará a controlar os nossos baixos instintos.
           Tenho certeza absoluta de que ao ler estas linhas algum nome veio à sua mente: um chefe, um pai, um parente, um amigo, um parceiro.
            Os agressivos são seres cuja violência verbal flui através de seus poros, produzindo um desgaste impressionante em quem deve lidar com eles.
            Quanta energia extra consumimos ao parar para pensar em questões tais como: "Com que humor ele irá acordar hoje? Teremos um dia de paz ou guerra? Estará de bom ânimo ou acabará com o nosso dia?"
            E assim é como muitas vezes vivemos; dependendo das emoções alheias, submetendo o nosso bem- estar ao humor e ao tratamento que outros queiram nos dar. Protagonizamos contínuos intercâmbios verbais que nos levam a pensar o que devemos dizer, o que fazer e o que não fazer para evitar acordar o "mostro" que a violência do outro guarda dentro de si mesmo.
            As pessoas que sofrem de incontinência verbal têm, dentro de seu vocabulário, uma palavra que amam : "não" . Diga o que disser , por mais que você proponha uma idéia de ouro, essa pessoa dirá "não".
            O pior é que, quando isso acontece, sem percebemos, terminamos nos perguntando o que fizemos de errado ou o que teria acontecido se tivéssemos agido de tal ou qual maneira, em vez de ser a pessoa violenta a que modifique a forma de se relacionar com os outros.

Características do agressor verbal:
  • O agressivo verbal é desagradável, intimidador e ofensivo: sem importar o tema sobre o qual estiver se expressando, seu objetivo será despertar o medo e a intimidação nos outros, assegurando, assim, seu poder e autoridade, domínio ou faculdade que ele não sabe transmitir de outra forma. Sua própria insegurança é que o impede de estabelecer vínculos sadios e relações interpessoais prósperas.
  • É sarcástico e indignado: usa a artilharia mais pesada que possui em seu discurso, e, quando o faz, você pensa.. "Tudo isso estava dentro desse oumem ou dessa mulher?" Sua boca é uma fonte de águas mansas, mas de agressão e assédio verbal, capaz de reverter em um segundo a paz e a tranquilidade em que você estava, a fim de colocá-lo no meio de um campo de batalha.
         Exercerá seu poder a partir de:
  • Gritos.
  • Incontinência verbal.
  • Maus-tratos.
  • Desvalorização contínua de seus semelhantes.
      O agressivo verbal terá como objetivo fazer com que você se sinta pouca coisa, incapaz, fraco e inseguro. Seu fim é fazer com que você acredite que ele sabe tudo e que, além de saber mais, tem a capacidade e a autoridade para levar adiante aquilo que se propuser. O mais provável é que pessoas como você, em uma tentativa desmedida por manter a calma e não perder o controle, já que não gosta de enfrentamentos acabe cedendo e, para evitar mais confrontos, se responsabilize por cada palavra e por cada fato, ainda que não lhe caiba fazê-lo.
        Os monólogos internos que em reiteradas oportunidades repetem aqueles que são do tipo: "O que fiz para ele (ou ela) me tratar assim? "
          A resposta é:
          Você não fez nada. Faça o que fizer, o agressor verbal sempre encontrará motivos para discutir e estabelecer cconflitos.
          O que é importante, no meio de tantas perguntas, é conseguir perceber que esse bombardeio verbal não pode nem deve ferir, nem debilitar a sua autoestima tampouco alterar seu propósito.
           O meu objetivo é fazer com que você possa encontar as ferramentas para ser livre da violência verbal, dos maus-tratos e da manipulação que cada uma das palavras pode exercer sobre sua indentidade e suas emoções. Ouça mais de uma opinião procure quem você goste e confie e ouça o que as pessoas tem a lhe dizer sobre determinada situação se várias pessoas tiverem a mesma opinião e só o Agressor falar o contrário analise quem é que está certo, pois as vezes quem está de fora entende mais do que você que está dentro da história.
















Fonte: Bernardo Stamateas

Comentários

  1. PARABÉNS MINHA MADRINHA LINDA E AGORA JORNALISTA :)
    TE AMO
    MIL BEIJOS

    ResponderExcluir
  2. Não consegui publicar no outro texto, parabéns pela história de superação e fé nem colocou o nome do primeiro, hilário. Ansiosa pela continuação da história.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Ela tem Borogodó

Quando uma Mulher não se entrega facilmente e não se mostra dócil ou submissa, conquistá-la é mais estimulante.

Aja como se fosse um prêmio e ele acreditará